• fernandoleitao5

Diferença entre processo condutor e processo de não condutor

Você sabe a diferencia entre um processo de isenção destinado ao deficiênte condutor e o processo de não condutor? Poucas pessoas sabem, neste artigo vamos esclarecê-las.


Começando com o deficiente condutor que é aquele que tem alguma limitação que o impede de dirigir veículo convencional. Nestes casos, é preciso obter uma CNH Especial e o veículo tem que apresentar algumas características específicas sendo que na maioria dos casos a única exigência é que o veículo tenha cambio automático e direção hidráulica - em alguns casos é necessário algum aparelho com mecanismo de adaptação. Ao contrário do que muitos pensam boa parte das pessoas que precisam de habilitação especial não tem nenhuma deficiência visível, porém apresentam limitações que as impedem de desempenhar atividades comuns para as demais pessoas.


Já o Deficiente não condutor é aquele que tem deficiência, porém por conta da sua condição não está apto a dirigir o veículo. Eles apresentam deficiência visual, mental (severa ou profunda), autista e deficientes físicos. Para ter direito ao benefício, o deficiente deve obter um laudo médico através de uma clinica especializada que seja credenciada ou diretamente em uma unidade do SUS.


Mesmo não tendo condições de dirigir ou sendo menor de idade o veículo obrigatoriamente sai em nome da pessoa com deficiência. Em casos em que o deficiente for menor de idade ou maior que apresente deficiência mental é necessário uma Curatela e o responsável legal deve atender todas as exigências e deve assinar os documentos necessários.


compartilhar:




3 visualizações0 comentário
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2020 Portal das Isenções.

Todos os direitos reservados.